Qual a melhor cor para pintar dentro de casa? Saiba escolher!

Quer ter certeza na hora de escolher a cor ideal para pintar dentro da sua casa? Confira as 5 principais dicas para deixar sua casa mais bonita e com aparência renovada!

A pintura das paredes também é uma forma de renovar o seu lar, mas, para isso, escolher a tinta certa é um fator determinante. Pode se tornar uma tarefa desafiadora a escolha da cor e o tipo ideal de tinta para pintar dentro de casa. Sabendo disso, listamos as principais dificuldades na escolha das tintas e separamos as 5 melhores dicas para te ajudar a escolher a cor ideal para pintar dentro de casa.

Principais dificuldades na escolha da melhor cor para pintar dentro de casa

Devido a grande quantidade de opções disponíveis no mercado de tintas com opções infinitas de cores e subtons, escolher a cor ideal para pintar dentro de casa pode se tornar um árduo trabalho.

Além disso, existem variações nas tonalidades das cores que influenciam na percepção do tamanho dos espaços. Os tons mais escuros podem reduzir o ambiente, já os tons mais claros ajudam a ampliar o cômodo. Ou seja, causando até um impacto emocional e psicológico nas pessoas.

Outro fator importante que dificulta a escolha da cor ideal para pintar dentro de casa é conciliar a cor escolhida com a iluminação, seja iluminação natural ou artificial. Isso pode variar conforme a localização da residência, pois há alteração de clima, posição do sol, entre outros que influenciam na iluminação natural e artificial também. Desse modo, a iluminação pode alterar a aparência da cor nas paredes da sua casa.

A durabilidade também é um fator importante, não é mesmo? Por isso, saber qual tipo de tinta escolher vai te ajudar a garantir a durabilidade e estética do ambiente.

Hoje existem várias opções no mercado como tintas laváveis, acetinadas, foscas e semibrilho, cada uma com seu específico cuidado de manutenção.

5 Dicas para escolher a cor ideal para pintar dentro de casa

Defina o Ambiente a ser pintado:

Antes de mais nada, o primeiro ponto é escolher o cômodo da casa. Cada cômodo da residência têm sua função e importância, desse modo a cor ideal favorecerá a intenção de cada ambiente.

A sala de estar é o local destinado para o convívio social, entretenimento e relaxamento. Logo, sua função principal é de oferecer conforto e criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. Por isso, é indicado os tons neutros e terrosos, cores como bege, cinza claro ou marfim.

O Quarto é um dos espaços mais pessoais e reservados de uma residência, com a função de proporcionar descanso para recarregar as energias. Por isso, aposte em tons pastéis, como azul claro ou verde suave, pois ajudam a promover o relaxamento.

A Cozinha é um dos ambiente mais dinâmicos da casa que desempenha um papel de convivência e praticidade. Sendo assim, é um ambiente que combina com cores vibrantes, como amarelo ou laranja. Mas, se preferir uma estética mais moderna, você pode optar por tons mais neutros como branco, bege e cinza claro.

Acabamento ideal para a parede:

Se você precisa esconder as imperfeições da parede, aposte em um acabamento fosco. É possível disfarçar os defeitos de relevo da parede, por exemplo, porém é um acabamento com menor durabilidade se utilizado em ambientes com maior circulação. Mais usado em salas, quartos e tetos.

O acabamento mais indicado para salas e quartos, sem dúvidas, é o acabamento acetinado. Isso porque, ela possui um brilho sutil e promove bastante elegância.

Já o acabamento semibrilho é indicado para área com maior circulação de pessoas, como cozinhas, banheiros e corredores. Isso porque é o acabamento que possui maior resistência a umidade e à lavagem.

Também existe o acabamento de alto brilho, porém não indicado para paredes ou tetos, é mais utilizado em portas, janelas e móveis.

Iluminação do ambiente para escolha da cor ideal para pintar dentro de casa:

Para ambientes com bastante iluminação, você pode utilizar cores mais escuras. As tendências de cores escuras mais utilizadas atualmente são azul petróleo, azul marinho, cinza escuro, bordô (tonalidade de vermelho), verde musgo e preto.

Já em ambientes com pouca iluminação natural, a melhor proposta é usar cores claras, pois refletem mais luz e ampliam a percepção do espaço. Por isso, as cores como branco, bege, cinza claro e pastéis são conhecidas por ampliar a percepção do ambiente.

Faça Testes de Cor na Parede:

Outra recomendação importantíssima é testar pequenas amostras de tinta em algumas partes da parede e observar ao longo do dia. Essa é uma prática que vai te ajudar a monitorar a compatibilidade da iluminação local natural e artificial com a cor ideal para pintar dentro de casa.

Pesquise Marcas e Leia Avaliações:

Por último e não menos importante é a escolha da marca para garantir a qualidade, durabilidade e custo/benefício do produto. Ninguém deseja errar na escolha da marca e acabar tendo retrabalho no final. Sendo assim, existem várias boas marcas no mercado como Suvinil, Coral, Sherwin-Williams, entre outras. Portanto, é fundamental se atentar as avaliações de consumidores para informações mais atualizadas e precisas sobre a qualidade e o custo-benefício da tinta.

Com essas dicas incríveis você vai acertar na escolha perfeita da cor ideal para mudar sua casa!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.