As casas inteligentes se tornaram uma realidade acessível. Você verá que investir em domótica, ou seja, em uma casa inteligente ou robótica doméstica, ajuda a melhorar significativamente a sua qualidade de vida. Hoje, os principais meios de automação residencial que estão sendo utilizados no país são para gerenciar a energia ou a segurança do lar, mas pode-se estender a muito mais.
Imagina ter todos os equipamentos elétricos ou eletrônicos de sua casa controlados por um sistema central? E poder controlá-los no local ou remotamente?
Podemos definir a domótica como uma automação residencial em que está sendo impulsionada cada vez mais com o surgimento da inteligência artificial (IA). Logo, se tornando possível controlar através do celular ou por comandos de voz, com a ajuda de assistentes virtuais como a Alexa (Amazon), a Siri, (Apple) ou o Google Assistant.
Aqui você vai encontrar as principais vantagens e desvantagens da domótica para sua casa. Portanto, você vai encontrar razões para investir nessa automação e ter o seu dia-a-dia transformado.
3 principais objetivos da domótica
A casa inteligente tem como 3 principais objetivos: maior praticidade nas rotinas, reduzir o consumo de eletricidade e aumentar a segurança. Portanto, com um projeto de domótica você pode alcançar esses objetivos adaptando-os com seus gostos pessoais e às suas rotinas.
Desse modo, na prática, é possível controlar no local ou remotamente pelo smartfone funções como:
- Controlar toda iluminação da casa, ligar e desligar interruptores, abrir ou fechar as cortinas das janelas, configurar para assistir filmes ou organizar uma festa;
- Acompanhar alarmes, sensores de segurança como alarmes, câmeras, detectores de incêndio e até de invasões no domicílio;
- Programar todo sistema audiovisual mudando o volume dos ambientes em que deseja colocar músicas ou vídeos;
- Controlar a climatização da casa, por exemplo, configurar à distância a temperatura ambiente antes mesmo de chegar em casa, com acesso ao ar-condicionado por meio de um aplicativo;
- Configurar o sistema de irrigação com sensores de umidade e temporizadores das plantas do jardim;
- Monitorar o consumo energético de cada eletrodoméstico.
Vantagens da Domótica
Maior Conforto e Conveniência
Imagine que sua casa identifique o momento que você está chegando através do GPS e, em seguida, toda a casa se prepara para sua recepção. Sendo assim, a temperatura do ambiente é regulado, as luzes são automaticamente acendidas e as janelas abertas e/ou as cortinas fechadas. E, além disso, sua cafeteira elétrica irá preparar um café com uma música ou um filme do seu gosto para sua chegada!
Quer mais conforto do que isso? Através do comando de voz você delegar funções à sua casa como já visto em filmes! Assim, você consegue administrar muito melhor o seu tempo e ter mais momentos de descanso.
Por meio de dispositivos inteligentes, você pode tornar sua casa automatizada para isso e muito mais conforme o seu gosto. Dessa forma, sendo possível trazendo muito conforto e muito aconchego, além de proporcionar segurança e praticidade!
Eficiência Energética na domótica
As pessoas, no geral, sempre procuram forma de economizar eletricidade. Por isso, uma das principais vantagens de se investir em uma casa inteligente é a economia de energia. Com a domótica, é possível configurar lâmpadas, termostatos, sistemas de climatização e eletrodomésticos para que se ajustem automaticamente de forma que contribuem para a economia de energia.
Você pode configurar as lâmpadas inteligentes, por exemplo, para ajustarem a intensidade da luz conforme o horário e local. Além de permitir desligar ou ligar as lâmpadas através do celular quando sair de casa e esquecê-las acesas, por exemplo.
Segurança maior
A segurança doméstica é aprimorada com o uso de câmeras de segurança, sensores de movimento, fechaduras inteligentes, detectores de fugas de gás e inundações. Com a domótica, é possível monitorar ao vivo e programar para receber notificações no celular sobre qualquer situação suspeita.
Os sistemas de segurança das casas inteligentes podem simular presença dos moradores simulando atividades como acender e a apagar as luzes ou até mesmo ligando a televisão.
Controle remotamente
Quando estiver fora de casa, não terá que se preocupar caso esquecer de desligar algum aparelho. A automação residencial permite controlar remotamente todos os dispositivos inteligentes instalados na sua casa.
Valorização do imóvel com a domótica
A domótica é um investimento muito bem visto pelos futuros compradores. Por isso as casas equipadas com sistemas inteligentes tendem a ser mais valorizadas, já que possuem todos os benéficos já citados.
Desvantagens da Domótica
Custo Inicial
Alguns dispositivos inteligentes como lâmpadas com sensores de presença e fechaduras eletrônicas possuem valores mais acessíveis no mercado. Entretanto, outros dispositivos de alta qualidade, a instalação dos mesmos e a programação da comunicação entre eles podem elevar o custo do investimento.
Desse modo, é importante entrar em contato com os profissionais especializados para tornar realidade o sonho da casa automatizada.
Compatibilidade
Infelizmente, nem todos os dispositivos atuais são compatíveis entre si, o que dificulta estabelecer uma conexão eficaz entre os mesmos. Com isso, exigindo até possíveis trocas de dispositivos ou marcas, o que pode aumentar o custo da implementação.
Segurança Cibernética
Poderíamos dizer que a maior preocupação seria a segurança cibernética, já que todos os dispositivos da domótica são conectados à internet. Ao automatizar sua residência é imprescindível proteger a privacidade e segurança com senhas fortes, criptografia e manter os dispositivos atualizados. Além de, adquirir equipamentos de procedência e se informar bem sobre o nível de segurança contra ataques dos equipamentos que tem em casa.
Dependência de Internet
Devido da maioria dos equipamentos dependerem da internet, caso a conexão falhar por problema na rede ou na energia, pode haver interrupções nos serviços automatizados. Além disso, os sistemas sem fio podem ser afetados pela intensidade do sinal.
Por fim, com o rápido progresso tecnológico, pode acontecer de alguns equipamentos não conseguirem acompanhar as atualizações em tempo hábil ou automaticamente. Com isso, a depender do equipamento pode comprometer a segurança da casa, visto sua desatualização. Ao considerar a automatização residencial é importante levar em consideração todas essas vantagens e desvantagens que foram abordadas. Com certeza, a domótica veio para melhorar a qualidade de vida das pessoas, porém devem-se atentar a todos esses detalhes!
Você também vai gostar:
- Natal: Origem e História
- Sala de Cinema em Casa: saiba fazer!
- Domótica: vantagens e desvantagens
- Qual a melhor cor para pintar dentro de casa? Saiba escolher!
- Tirar fotos à noite com seu celular: 10 dicas para te ajudar!