Natal: Origem e História

O Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, se tornou um dos eventos festivos mais importantes para os cristãos. Desse modo, para o cristianismo, o Natal representa o nascimento do menino Jesus, o qual veio para salvar a humanidade do pecado. A sua ressurreição celebrada na Páscoa, por sua vez, representa a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado, completando a missão iniciada em seu nascimento.

Porém, com o passar dos anos, o Natal se tornou um evento global que ultrapassa barreiras culturais e religiosas. Com isso, marcado por grandes festas, comemorações, decorações e presentes entre as famílias e amigos que, antigamente, era apenas tradado com práticas religiosas.

História do Natal

A Bíblia não especifica a data de nascimento de Jesus, sendo escolhido o dia 25 de dezembro pela Igreja Católica no século IV dC. Já no século IV, o imperador Constantino, o primeiro governante romano adotou o Cristianismo, institucionalizou o Natal como feriado oficial. Com o passar dos anos, na idade média, a festa se adequou as tradições nórdicas de decorar árvores e o uso de guirlandas.

No século XIX, particularmente na Inglaterra e nos Estados Unidos, se deu início ao Natal moderno, que em seguida se tornou muito importante a data para reunião de familiares com troca de presentes e celebrações. Com isso, o comércio cresceu com lojas de decoração natalinas e avançou e campanhas publicitárias.

Símbolos e Tradições do Natal

Os símbolos e as tradições, adaptadas ao longo dos anos, muitas vezes baseados em práticas culturais, religiosas e históricas do cristianismo.

Aqui estão alguns dos principais símbolos e tradições que surgiram:

Árvore de Natal

A árvore-de-natal, sem dúvidas, é um dos símbolos mais famosos presente nas festas natalinas. As decorações da árvore-de-natal se iniciaram em tradições antigas europeias e, assim, foi popularizada na Alemanha Medieval. Inicialmente, decorada com frutas, em especial maças e nozes.

A árvore escolhida para representar este símbolo, foi o Pinheiro.  O qual se destaca no inverno por ser uma árvore que sempre se mantém verde, sendo assim, representando a esperança, a vida, a renovação, a vitalidade e a força da natureza.

O Símbolo do Presépio

O primeiro presépio a ser criado, foi montado na Itália por São Francisco de Assis no século XIII com o intuito de retratar o nascimento de Jesus Cristo em Belém. Foi criado com representações vivas de Maria, José e o Menino Jesus e encenado em um estábulo.

Atualmente, o presépio é representado por figuras decorativas e é montado durante o período natalino, especificamente entre o primeiro domingo de Advento e o dia 6 de janeiro.

Desse modo, o presépio representa o nascimento de Jesus e reforça os valores de humildade, isso porque mostra que o Filho de Deus veio à Terra como um homem simples, filho de um carpinteiro e nascido em um estábulo.

O Papai Noel

O Papai Noel é famoso por ajudar as crianças e pessoas necessitadas, com isso traz um símbolo de generosidade e caridade. Sua origem veio do bispo São Nicolau do século IV, o qual era um cristão que possui todo esse bom carácter humano.

Com o passar dos anos, nos Estados Unidos surgiu a figura do Papai Noel com barba branca e traje vermelho registrada em contos e poemas de natal.

Guirlandas e Enfeites de Natal

As guirlandas simbolizam a vitória e eternidade, que para os cristãos passaram a representar o círculo da vida e o amor infinito de Deus. Com isso, se transformaram em enfeites natalinos, juntamente com as bolas coloridas, laços e estrelas.

E o que simboliza a estrela no topo das árvores de Natal?

Se trata da Estrela de Belém, que guiou os Reis Magos até o local do nascimento de Jesus, portanto ela simboliza esperança, guia e luz divina.

Tradição da Ceia de Natal

No Brasil, portanto, o Natal é uma época marcada por tradições que misturam influências europeias com elementos tropicais. A ceia natalina, se trata de uma tradição iniciada na Idade Média, com reuniões familiares após a Missa do Galo e hoje une a família em mesa de muita fartura.

Durante o evento festivo, outra tradição comum se deu ao ato da troca de presentes, isso devido aos Reis Magos terem oferecido ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. Por isso, faz parte das celebrações de Natal para demonstrar o gesto de amor e generosidade.

Canções de Natal

As músicas natalinas surgiram na Europa medieval com cânticos religiosos, hoje, por sua vez, ganhou versões mais festivas e populares.

Contudo, apesar das mudanças e adaptações ao longo do tempo, o Natal permanece como um momento de união, reflexão, mensagens de paz, amor e esperança.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.